Mona Lisa

Mona Lisa
Gioconda conhecida como Mona Lisa!

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

* O ser humano no centro do universo (antropocentrismo): A diferença entre o humanismo e a sociedade medieval é que as pessoas  colocava deus e a igreja no centro de tudo, e consideravam a terra uma passagem em direção a vida esterna. Já os humanistas ao contrário adotavam o antropocentrismo que era o homem no centro do mundo.
Predominância  dos valores da Antiguidade Clássica A valorização dos estudos de pensadores greco-ronanos ocorreu por que os artistas sábios humanistas entendiam Antiguidade Clássica como a época de de ouro , pois  foi o período de grandes obras de artes históricas como a obra de Michelângelo  pietá e tinha como valor central o ser humano* 
Autonomia da razão: Os humanistas defendiam a busca da verdade por meio da investigação e da reflexão  pessoal pois entendiam que a razão não deveria servir a fé e sim deveria ser uma características livre para todas as pessoEssa visão mudou toda toda a politica  Idade Média em relação a arte a cultura da elite da Europa .Ela representava o entusiamo dos pensadores com as  mudanças e com as coquistas  da época.DE:Amanda nandi

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

               O Renascimento em Florença: o Quatrocento

   No século XV, Florença foi governada pelos Médicis, uma poderosa família de banqueiros mecenas. Nesse período destacaram-se os artistas Botticelli, Donatello e Brunelleschi.

 -Sandro Botticelli (1445-1510): Em geral suas obras representam cenas de mitologia clássica. O nascimento de Vênus é uma de suas pinturas mais importantes.

 -Donatello (1386-1466): Suas esculturas tratam de temas religiosos, embora exaltem a figura humana. Destacam-se as esculturas São Jorge e Gattamelata.

 -Filippo Brunelleschi (1377-1446): Projetou diversas igrejas e outros edifícios que se tornaram modelos para a arquitetura do período. 

   No final do século XV, os Médicis foram tirados do poder, deixando de proteger e de financiar os artistas florentinos.

De: M.E.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O Renascimento  foi um movimento cultural que marcou a fase de transição dos valores e das tradições medievais para um mundo totalmente novo, em que os códigos cavalheirescos cedem lugar à afetação burguesa, às máscaras sociais desenvolvidas pela burguesia emergente.

Esta importante etapa histórica predominou no Ocidente entre os séculos XV e XVI, principalmente na Itália, centro irradiador desta revolução nas artes, na literatura, na política, na religião, nos aspectos sócio-culturais. Deste pólo cultural o Renascimento se propagou pela Europa, especialmente pela Inglaterra, Alemanha, Países Baixos e com menos ênfase em Portugal e Espanha.
Neste momento crítico de profundas transformações, surgiu o Renascimento, com uma eclosão criativa sem precedentes, inspirada nos antigos valores greco-romanos, retomados pelos artistas que vivenciaram a decadência de um paradigma e o nascimento de um universo totalmente diferente. Este movimento representou, portanto, uma profunda ruptura com um modo de vida mergulhado nas sombras do fanatismo religioso, para então despertar em uma esfera materialista e antropocêntrica. Agora o centro de tudo se deslocava do Divino para o Humano, daí a vertente renascentista conhecida como Humanismo.                    By Larissa

                                     O Renascimento

 

                 O renascimento deixou uma imensa herança para nós: pinturas, esculturas, desenhos, obras arquitetônicas, inventos e projetos, obras, literárias, peças de teatro e uma nova visão no mundo. Parte da produção material renascentista está reunida na Europa, em museus e arquivos ou ao ar livre, principalmente em Florença, cidade que reúne boa parte da produção artística do Renascimento. Muitos desses museus dispõem de páginas eletrônicas repletas de reproduções de obras.  

 

De: Maria Eduarda 


          A transferência para Roma: o Cinquecento

  No século XVI, Roma tornou-se o centro do Renascimento. A arte renascentista alcançou seu auge nesse período, com destaque para Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael.
 -Leonardo da Vinci (1452-1519). Trabalhou como pintor, escultor, arquiteto, inventor, cartógrafo e engenheiro. Também faz inúmeros estudos de anatomia,astronomia e física. As pinturas mais famosas de Leonardo são Gioconda (Mona Lisa) e A virgem das rochas (ou A virgem dos rochedos). 
 -Michelangelo (1475-1564). Atuou na pintura, na escultura e na arquitetura. Entre outras obras, pintou o teto da Capela Sistina e esculpiu Pietá, Davi e Moisés.
 -Rafael (1483-1520). Construiu um estilo baseado na clareza das figuras, que pode ser visto, por exemplo, nas obras Escola de Atenas e O incêndio de Borgo
               Nessa fase do Renascimento, os papas procuraram demonstrar o poder da Igreja financiando obras de arte. O papa Júlio II encomendou muitos afrescos e esculturas para decorar as habitações do Vaticano.


De: Maria Eduarda 




















São Jorge, escultura de Donatello, feita entre 1415 e 1417. Museu Nacional de Bargello, Florença.

De: Maria Eduarda

                                    Cristo cai no caminho do calvário, pintura de Rafael, 1516-1517. Museu do Prado, Madri. 

                                                 Pintura Renascentista

               O quadro de Rafael é um exemplo magnífico da pintura renascentista. Percebe-se nele um grande distanciamento em relação às duas escolas anteriores. Na pintura Cristo cai no caminho do Calvário, por exemplo, a linha de contorno desaparece e as expressões faciais são realistas. O volume e o movimento são claramente percebidos, os detalhes dos personagens são nítidos. Na obra pode-se observar a preocupação do artista em retratar o ser humano e explorar o mundo real, apesar de o tema da pintura ser religioso.

 

De: Maria Eduarda 


    Vídeo sobre a literatura do Humanismo!

By: Amanda Nandi.
Museu do Louvre!
O museu do Louvre é onde fica a Gioconda conhecida como Monalisa !


                   Para o seu conhecimento
* A Capela Sistina foi construída por ordem de Sisto IV (retangular 40 x 13 x 20 altura). E é na própria Capela que se faz o Conclave: reunião com os cardeais após a morte do Papa para proceder a eleição do próximo. Lareira que produz fumaça negra - que o Papa ainda não foi escolhido; fumaça branca - que o Papa acaba de ser escolhido, avisa o povo na Praça de São Pedro, no Vaticano

* Michelângelo dominou a escultura e o desenho do corpo humano maravilhosamente bem, pois tendo dissecado cadáveres por muito tempo, assim como Leonardo da Vinci, sabia exatamente a posição de cada músculo, cada tendão, cada veia.

* Além de pintor, Leonardo da Vinci, foi grande inventor. Dentre as suas invenções estão: “Parafuso Aéreo”, primitiva versão do helicóptero, a ponte elevadiça, o escafandro, um modelo de asa-delta, etc.

* Quando deparamos com o quadro da famosa MONALISA não conseguimos desgrudar os olhos do seu olhar, parece que ele nos persegue. Por que acontece isso? Será que seus olhos podem se mexer? Este quadro foi pintado, pelo famoso artista e inventor italiano Leonardo da Vinci (1452-1519) e qual será o truque que ele usou para dar esse efeito? Quando se pinta uma pessoa olhando para a frente (olhando diretamente para o espectador) tem-se a impressão que o personagem do quadro fixa seu olhar em todos. Isso acontece porque os quadros são lisos. Se olharmos para a Monalisa de um ou de outro lado estaremos vendo-a sempre com os olhos e a ponta do nariz para a frente e não poderemos ver o lado do seu rosto. Aí está o truque em qualquer ângulo que se olhe a Monalisa a veremos sempre de frente.                            
By:Amanda N.,Larissa,Maria Eduarda,Alessandra,Vitória S.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

                            Arquitetura Renascentista
Chama-se de Arquitetura do Renascimento ou Arquitetura Renascentista aquela que foi produzida durante o período do Renascimento Europeu, ou seja, durante os séculos XIV, XV e XVI. Caracteriza-se por ser um momento de ruptura na História da Arquitetura em diversas esferas: nos meios de produção da Arquitetura; na linguagem arquitetônica adotada e na sua teorização. Esta ruptura, que se manifesta a partir do Renascimento, caracteriza-se por uma nova atitude dos arquitetos em relação à sua arte, passando a assumirem-se cada vez mais como profissionais independentes, portadores de um estilo pessoal. Inspiram-se, contudo, na sua interpretação da Antiguidade clássica e em sua vertente arquitetônica, considerados como os modelos perfeitos das Artes e da própria vida.
É também um momento em que as artes manifestam um projeto de síntese e interdisciplinaridade bastante impactante, em que as Belas artes não são consideradas como elementos independentes, subordinando-se à arquitetura.
By: Amanda Nandi Alves

By: Larissa
      Pintura Renascentista
O quadro de Rafael é um  exemplo magnifico da pintura         renascentista.Percebe-se nele um grande distanciamento       em relação as duas escolas anteriores.Na pintura Cristo cai no caminho de Calvário,por exemplo,a linha  de contorno desaparece e  as expressões faciais são realistas.O volume e o movimento são claramente percebidos,os detalhes dos   personagens são nítidos.                                                                                                                         By: Amanda nandi.               

                                                          
  
                                           Renascimento
Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da história da Europa aproximadamente entre fins do século XIV e início do século XVII. Os estudiosos, contudo, não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor. Seja como for, o período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana. Apesar destas transformações serem bem evidentes na cultura,sociedade,economia,política e religião caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências
Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalismo. O termo foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasari já no século XVI, mas a noção de Renascimento como hoje o entendemos surgiu a partir da publicação do livro de Jacob Burckhardt A Cultura do Renascimento na Itália (1867), onde ele definia o período como uma época de "descoberta do mundo e do homem".
O Renascimento cultural manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença  e Siena, de onde se difundiu para o resto da península itálica  e depois para praticamente todos os países da Eupopa Ocidental , impulsionado pelo desenvolvimento da imprensa por Johannes Gutenberg. A Itália permaneceu sempre como o local onde o movimento apresentou maior expressão, porém manifestações renascentistas de grande importância também ocorreram na Inglaterra,  Alemanha,Países baixos, Portugal e Espanha. Alguns críticos, porém, consideram, por várias razões, que o termo "Renascimento" deve ficar circunscrito à cultura italiana desse período, e que a difusão europeia dos ideais clássicos italianos pertence com mais propriedade à esfera do maneirismo. Além disso, estudos realizados nas últimas décadas têm revisado uma quantidade de opiniões historicamente consagradas a respeito deste período, considerando-as insubstanciais ou estereotipadas, e vendo o Renascimento como uma fase muito mais complexa, contraditória e imprevisível do que se supôs ao longo de gerações.                                                                                            by: Amanda nandi 

                          Humanismo

             O Renascimento foi um movimento cultural que surgiu entre as elites de ricas cidades italianas, no século XIV, e se estendeu, com variações, por outras regiões da Europa até o final do século XVI. 
        Esse movimento ficou conhecido como Renascimento porque seus protagonista pretendiam partir da filosofia, da arte e dos valores da cultura greco-romana para fundar um mundo novo
         É importante lembrar que os valores da Antiguidade clássica não foram abandonados durante a Idade Média. A cultura greco-romana continuou presente na literatura, nas teorias políticas, na educação, etc. 
          O movimento renascentista estava relacionado ao fortalecimento da burguesia nas cidades medievais. Nesse novo mundo urbano, os ideais aristocráticos da cavalaria medieval deram lugar aos valores burgueses que consagravam o lucro e o sucesso individual. 



De: Maria Eduarda

O nascimento de Vênus


De Sandro Botticelli , cerca de 1485.galeria Uffizi em florença.A revalorização da cultura da antiguidade clássica se expressou também na retomada dos temas da mitologia grega.
                                                               by: Amanda nandi 





Homem Vitruviano
de Leonardo da Vinci, c. 1492. A obra é um famoso estudo do artista sobre as proporções do corpo humano. 








Mona Lisa
Gioconda (ou Mona Lisa),pintura de Leonardo da Vinci,1503-1506.Museu do Louvre em Paris.Na obra,o artista utilizou a técnica do Sfumato ,que consiste em fundir diversas cores em não desenhar os contornos com clareza ,como se vê  nos cantos da boca e nos olhos da Mona Lisa e na paisagem do fundo.